terça-feira, 9 de novembro de 2010

OS INTERÉSSES

É engraçado observar os interesses de cada um nesse Brasileirão. E suas devidas repercussões na imprensa. Tem algo que há muito me deixa com uma "pulga atrás da orelha" sobre os matemáticos na reta final de cada equipe. E vejo hoje em todos os sites ou jornais comentários sobre o que já é "quase impossível" para o Grêmio chegar a uma das vagas na Libertadores´11 e quiçá então o título do campeonato.

Mas, chances matemáticas são chances matemáticas, elas não tem o calor da subjetividade, da observação, do feeling de cada um sobre sua equipe. Números são duros e frios.

Pois bem, informata de formação e apaixonado tanto por humanas quanto por exatas, lá vou eu, apreciador de uma bela planilha, exercitar resultados possíveis para as próximas rodadas, e me deparo mais de uma vez com as chances do Grêmio de sim, beliscar a taça. Senão, vejamos uma dessas possibilidades:

Critério da simulação, vitória sempre por um gol, empate sempre em zero. Para não devanear demais.

35ª Rodada
Ceará 1 x 0 Botafogo
Santos 0 x 1 Grêmio
Corinthians 0 x 0 Cruzeiro
Fluminense 0 x 0 Goiás
Atlético - PR 1 x 0 G.Prudente

36ª Rodada
São Paulo 1 x 0 Fluminense
Goiás 0 x 1 Santos
Cruzeiro 0 x 0 Vasco
Botafogo 1 x 0 Internacional
Vitória 1 x 0 Corinthians
Grêmio 1 x 0 Atlético PR

37ª Rodada
Corinthians 0 x 1 Vasco
Flamengo 1 x 0 Cruzeiro
Avaí 0 x 1 Santos
Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Guarani 0 x 1 Grêmio
Ceará 1 x 0 Atlético PR
Botafogo 1 x 0 Grêmio Prudente

Neste momento, estaria assim a Classificação:

1° Grêmio - 62 P
2° Fluminense - 62 P
3° Cruzeiro - 62 P
4° Corinthians - 61 P
5° Botafogo - 61 P

Faltariam

Grêmio x Botafogo
Goias x Corinthians
Cruzeiro x Palmeiras
Fluminense x Guarani

Caso o Grêmio vencesse o jogo e os outros três acabassem empatados, seríamos campeões. Vejam bem, é apenas uma hipótese. Entretanto, se sem o uso de grandes recursos computacionais, muito pelo contrário, com uma ajeitadinha aqui e outra ali MANUALMENTE se consegue, então não são 0% de chances de ser campeão.

E aí que entra minha reclamatória. Não há mera divulgação sobre o fato de que outras equipes que não aquelas que são apontadas há meses como "pretendentes" tem, sim, chances de ainda serem campeãs. Chances matemáticas, é claro. Mas em havendo, deveriam ser anunciadas.

Muito tem a ver com o controle da situação, a motivação da mídia, o convencimento da massa, e com ela das arbitragens e das críticas. Lembra-me até da máquina chamada de "pesquisa eleitoral", mas que, na verdade sabemos como funciona...

Claro, depois eu aqui, sou mero torcedor. E torcedor é passional, blá blá blá...


FORZA GREMIO !!!!

Nenhum comentário: