quinta-feira, 23 de julho de 2009

CAMPEONATO DE TUDO, MENOS FUTEBOL

PROBLEMA DE ARBITRAGEM

Hoje sou obrigado a falar sobre um fenômeno que venho presenciando durante os últimos anos de campeonato brasileiro de futebol e que não consigo aceitar. Porém, claro, como não sou nada além de apenas mais um torcedor, minha opinião é o máximo que poderei emitir, aqui pelo blog, para que talvez alguém possa concordar comigo e talvez levar essa idéia mais adiante.

E sobre o quê seria esse fenômeno ? Sobre a arbitragem. A arbitragem em geral de todos os jogos do campeonato brasileiro de futebol. Estamos vivenciando um momento onde os juízes das partidas não mais permitem que as equipes exerçam marcação. O que há ? Querem abolir a marcação ? Querem jogos com resultados de 8 a 5, 9 a 6 ??? Querem que as equipes deixem as outras jogar, sem importuná-las sequer, sem manifestar-se antes da conclusão das jogadas por parte do adversário ??? Se a resposta para essas perguntas for afirmativa, então temos também um outro problema. O nome do jogo. Porque um jogo assim não mais poderá chamar-se futebol.

E daí talvez possamos fazer campeonatos sobre esse esporte novo, o "maricasbol", ou ainda, podemos migrar todos os jogadores e juízes que gostarem da idéia para o voleibol, onde não há o contato físico.

Chega !!!! Deixem-nos marcar o adversário. Aprendam a distinguir uma roubada de bola, ou uma carga de marcação de uma falta real. Vivemos o inferno de Paulo César Coelho, onde a regra é clara, mas ninguém sabe aplicá-la.

Ontem, assisti à derrota do Grêmio para o Avaí, e, convenhamos, o juiz arrumou o jogo. Ouvi no rádio analistas de arbitragem dizer que o juiz foi mal, foi péssimo, mas que o resultado da partida não havia passado por ele. COMO NÃO ? Os nossos atacantes não podem encostar nos zagueiros adversários que é falta. No primeiro tempo o juiz poluiu nossa equipe com cartões quase que gratuitos. Claro, depois disso só restou ao Grêmio marcar à distância, porque se rolasse uma expulsão todos já sabiam como tudo iria acabar. Mas no início da segunda tempo, além de tudo, o juiz passou a marcar faltas que ninguém via. Foi fácil, mesmo com um homem a menos, para o Avaí administrar a pressão que o Grêmio fez pelo empate, pois, bastava jogar-se ao chão para que o juiz assinalasse a falta. Só existe perseguição de arbitragem assim com o Grêmio. Nunca vi "errarem" tanto contra qualquer outro clube.

O FIM DE TCHECO

Infelizmente, aos 33 anos, Tcheco não tem mais o vigor físico necessário para capitanear um time profissional de futebol com a exigência do GRÊMIO. Jogador de técnica refinada, de identificação com grande parte da torcida, autor de gols antológicos e participante de jogos memoráveis envergando a mítica camisa tricolor do Grêmio, infelizmente não consegue mais se impor na meia cancha. E em jogos como esse do Avaí, quando Tcheco afunda, Souza vai junto e o ataque fica isolado. Autuori, para variar já enxergou e identificou. O fim do ciclo de Tcheco com a camisa do Grêmio se aproxima. Podem escrever.


DECLARAÇÕES DOS JOGADORES

— Se continuar com a arbitragem desse jeito, a gente não vai ganhar nunca (fora de casa). O árbitro não deu po*** nenhuma pra nós, pô — reclamou o meia Souza.

— Não dá nem vontade de vir jogar fora de casa. É cada árbitro mais caseiro do que o outro. Ele inverteu faltas o jogo inteiro — afirmou Fábio Santos.

— É difícil jogar desse jeito, com a arbitragem assim. Está virando palhaçada. Parece futebol de “marica”. Toda hora é falta — acrescentou Herrera.

Um dos sete jogadores do Grêmio que receberam cartão amarelo, o atacante Maxi López reclamou do árbitro ainda no intervalo. Na opinião do argentino, o cartão que o deixará de fora da partida de sábado contra o Santo André — é o terceiro dele — foi injusto.

— Foi uma disputa de bola normal e ele me deu cartão. Não entendo. Não entendo — repetiu o atacante.

Além de Maxi López, o zagueiro Réver e o lateral Fábio Santos também receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam o Grêmio na próxima rodada do Brasileirão.




Forza Gremio !

2 comentários:

Anônimo disse...

lamentável tua opinião sobre o tcheco...

diz que o seu fim está perto...e depois confirma sua qualidade dizendo que o time desanda sem ele...faltou coerência... sem falar em GREMINISMO!!

abraço

Cristiano Scalamato disse...

Confirmo sua qualidade sim. Questiono a sua validade. Tcheco é muito irregular. Não há nenhuma falta de coerência. Qualquer equipe depende de seu camisa 10, capitão, articulador e pensador. Com ele em campo, mas não jogando nada o time desanda mesmo.

E sobre gremismo, faça-me o favor, SOU BEM GREMISTA para escrever as MINHAS opiniões aqui e colocar a assinatura no final. Tcheco um dia irá embora. O Grêmio continuará aqui amigo...