quinta-feira, 12 de março de 2009

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA


GRÊMIO 1 x 0 BOYACA CHICÓ


O EFICAZ GRÊMIO

Aproveitando-se acertadamente dos únicos efeitos realmente visíveis da tal altitude de Tunja, o Grêmio foi eficaz. Venceu a partida.

De qualquer sorte, digo que essa partida tem de ser examinada com cuidado, pois ela não demonstra de todo tudo aquilo que se passou. O Grêmio, irritantemente durante a primeira etapa, esperou o adversário, Boyacá Chicó, tocar a bola e vir para cima. Parece que de alguma forma Celso Roth ainda não entende como se sente o gremista. O gremista não aguenta mais ser pressionado pelos adversários. Ok, ok, o Grêmio não foi pressionado ontem. Mas apenas não foi pressionado porque a equipe adversária possuía um péssimo arremate para as pouquíssimas jogadas que conseguiu fazer. Fraco esse time do Chicó. Durante a segunda etapa sim, o Grêmio me pareceu mais aguerrido, com mais vontade de marcar. Apesar de acreditar que os ânimos mudaram aos 32´ do primeiro tempo, quando Souza seguiu boa dica de Alex Mineiro e fuzilou o goleiro adversário, acho que se o gol não tivesse acontecido daquele jeito, talvez não acontecesse.


O INEFICIENTE GRÊMIO

É impressionante o quão ineficiente o Grêmio tem mostrado-se nas partidas da Libertadores-09. É um desperdício que remete automaticamente à velhos chavões como o: "quem não faz, leva".
Ontem, antes do fim da partida eu já aguardava o empate, porque o Grêmio jogou no mínimo três grandes oportunidades pela janela... Ou fora da janela... A eficiência em uma partida de futebol pode decidir. O Grêmio precisa urgentemente olhar com mais carinho para a questão arremate. Sei que o Roth já andou dando foco nisso, mas tem que dar mais, muito mais.
Uma boa seria se ele fosse valente e os jogadores menos omissos e o Grêmio resolvesse encarar de frente o Gauchão. Com time quente, mas sem o compromisso. Sabe-se que equipes com sangue doce tendem a jogar melhor do que as extremamente comprometidas. O Grêmio precisa jogar muito para acertar a mecânica de jogo, que acho que ainda está faltando. Em todas as partidas há um festival de passes errados. Bem, trabalho a ser feito há. Dizem que o Celso é trabalhador e não duvido. Então que ponham-se todos a tornar o Grêmio mais eficiente.




FIM DE TEIMOSIA


Parece-me que finalmente então Celso Roth aprendeu a lição. Futebol é um jogo onde quem fizer mais gols vence. Parece fácil. Mas para alguns, como o Roth, parece muito difícil. Ontem ainda alguns resquícios de MEDO. O início do jogo foi jogado com medo. A marcação do Grêmio não é a que foi vista no início do jogo de ontem. TEM QUE CHEGAR JUNTO. Cercar apenas não adianta. Na minha opinião o Chicó só não ganhou porque tem um ataque muito ruim, porque a equipe de uma maneira geral soube girar a bola, fazer linhas de passe e teve muito, mas muito mais posse de bola que o Grêmio.






O FIM DO CHUTÃO


Outra coisa que foi acabando ainda DURANTE o jogo de ontem foi o chutão. Afastar a bola quando do ataque adversário é plenamente normal, até prefiro assim, do jeito que o Rafa Marques estava a fazer ontem, com bagos homéricos para todos os lados. O problema é o SAIR JOGANDO. Tem que sair jogando com a bola no chão, tem que parar com os "lançamentos". Esses "lançamentos" são horríveis rifas da posse de bola, logo quando o time tem que ter posse de bola. CHEGA DE CHUTÃO, PELO AMOR DE JUPITER CAPITOLINO. Ontem, conforme o Grêmio foi se acalmando, o MEDO indo embora, o gol acontecendo, o CHUTÃO foi sumindo. O CHUTÃO tem que sumir para sempre. Enquanto "lançamento", sumir para SEMPRE !
É como outro grande velho ditado do futebol: "A bola é feita de couro, o couro, da vaca, e a vaca gosta de grama, ENTÃO PÕE A BOLA NA GRAMA!!!"




FORZA GREMIO !
scalamato@gmail.com

Nenhum comentário: