quinta-feira, 19 de março de 2009

A VONTADE DE MAKELELE

AS VONTADES

Estava ludicamente a entreter-me assistindo a partida do Grêmio contra a fraca equipe do Sapucaiense, quando um fato acontecido durante o jogo pôs-me a pensar sobre as diversas vontades dos jogadores de futebol e como elas afetam uma partida.

http://www.youtube.com/watch?v=FLmQh23GXpk

Observem o gol de Makelelê, ele pressiona a saída de bola do volante do Sapucaiense, tabela, recebe a bola no "tempo futuro", ou seja, na frente, avança com força, evita o combate, escapa de pegada forte do zagueiro, limpa para a direita e bate na saída do goleiro. Um belíssimo gol. Um gol que evidencia a vontade do autor.

Um comportamento em especial leva-me à coluna de hoje, sobre o jogo. A resistência de Makelelê em não cavar o penalty e optar por bater em gol. Ele foi galhardo, voluntarioso, corajoso, e, como eu gosto de dizer, não teve medo de ser feliz. Existe uma infinidade de jogadores que nessa mesma situação, ao sentir o toque forte do zagueiro, projetariam-se ao terreno e deixariam tudo nas costas do árbitro. Por não ter feito isso, Makelelê, recebe toda a minha consideração, todo o meu aplauso, e mostra-se sim, como digno de envergar o manto sagrado tricolor. Makelelê sentiu-se à vontade para marcar o gol, e com isso decidiu-se pelo certo, pelo sensato, pelo mais bonito, não se jogar, e sim acreditar em si mesmo, deslocar o goleiro e fazer o gol.

Que belíssima demonstração de como se joga futebol. Com vontade, com espírito de luta e com muita garra. Parabéns Makelelê. Se pudesse aposto que ensinarias aos teus colegas...

Nenhum comentário: