terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Pensamento Aristotélico, ainda

Por certo que ainda precisaria de muitos bytes em minha singela homenagem a Aristóteles. Porém, de toda sorte, não tendo tanto tempo quanto gostaria de dispor para tal, gostaria ainda de sublinhar alguns conceitos também criados e desenvolvidos em sua essência por tal greca figura, e legando a nós a possibilidade de seu estudo. Merecendo ênfase eu diria: biologia, metafísica, ética, política, direito, retórica e poética.
Sobre a Ética:
No sistema aristotélico, a ética é a ciência das condutas, menos exata na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Seu objetivo último é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.
Partindo das disposições naturais do homem (disposições particulares a cada um e que constituem o caráter), a moral mostra como essas disposições devem ser modificadas para que se ajustem à razão. Estas disposições costumam estar afastadas do meio-termo, estado que Aristóteles considera o ideal. Assim, algumas pessoas são muito tímidas, outras muito audaciosas. A virutde é o meio-termo e o vício se dá ou na falta ou no excesso. Por exemplo: coragem é uma virtude e seus contrários são a temeridade (excesso de coragem) e a covardia (ausência de coragem).
As virtudes se realizam sempre no âmbito humano e não têm mais sentido quando as relações humanas desaparecem, como, por exemplo, em relação a Deus. Totalmente diferente é a virtude especulativa ou intelectual, que pertence apenas a alguns (geralmente os filósofos) que, fora da vida moral, buscam o conhecimento pelo conhecimento.

Do blogueiro:
Os grandes conhecedores de todos os assuntos dos quais ocupou-se Aristóteles, chamam de corpus aristotelicum o grande conjunto de sua obra (você pode ver mais na Wikipedia em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_aristotelicum).

De minha parte nos próximos posts vou abordar um desdobramento do pensamento aristotélico chamado Lógica, e toda sua implicação em nossas vidas...

Nenhum comentário: