terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Pensamento Aristotélico

Neste post, quero trazer à lembrança de quem me acompanha o grande Aristóteles. Professor do próprio Alexandre.
E com isso fazer referência à alguns dos principais legados deste imortal que estará para sempre enraizado no pensamento ocidental. Neste post vou trazer três dos seus conceitos que compõe em parte o que consideramos o "Pensamento Aristotélico":

Lógica
Para Aristóteles, a lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo e parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também o será.

Física
A concepção aristotélica de física parte do movimento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento.
Para Aristóteles, os objetos caíam para se localizarem corretamente de acordo com a natureza: o éter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois a água e, por último, a terra.

Psicologia
A psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). A alma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo; sua atividade vai além dele.
O organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. Ela faz com que vegetem, cresçam e se reproduzam os animais e plantas e também faz com que os animais sintam.
No homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, que é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica.
Ele acreditava que a mulher era um ser incompleto, um meio homem. Seria passiva, ao passo que o homem seria ativo.

Do blogueiro:
Claro que em sua época, sem todos os dados já levantados, tabulados e compilados de nossa ciência atual, sem dúvida era deveras complexo estabelecer tais teses. Se viajarmos no tempo e colocarmo-nos sob os pontos de vista dos contemporâneos de Aristóteles, teríamos um vislumbrar sobre uma das figuras mais brilhantes que a humanidade já produziu.

Nenhum comentário: